+45 Livros de Genética Grátis! [PDF]

Para continuar expandindo nossa biblioteca virtual, preparamos um tópico relacionado a uma ciência moderna que tem ajudado, em grande medida, o avanço da humanidade. Esta é nossa coleção de livros sobre genética em formato PDF que é de luxo e já está disponível para nossa comunidade.

Desde as descobertas de Gregor Mendel, a biologia moderna tem usado a genética para estudar o DNA e o RNA e como ocorre a geração, expressão e transmissão de informações genéticas de geração em geração. Você poderá entender melhor estes processos nos nossos livros de genética em formato PDF.

A genética pode ser definida como o estudo de genes, cujo objetivo fundamental é investigar traços hereditários. É um ramo da biologia e está em constante evolução.

Considera-se o primeiro geneticista da história: Gregor Johann Mendel, que desenvolveu as conhecidas Leis de Mendel que explicam a herança genética. Suas experiências foram com diferentes variedades de ervilhas.
Estas descobertas foram fundamentais para a biologia encontrar outra maneira de estudar os seres vivos. A genética é muito relevante, especialmente na determinação da transmissão de doenças de pais a filhos.

Todos nós temos 46 cromossomos, 23 herdados da mãe e 23 herdados do pai. Os cromossomos contêm os genes e são compostos de DNA, que é o código que fornece as instruções. Na realidade, os genes dizem a cada célula como se comportar.

Uma anormalidade genética ou mutação, ou seja, uma mudança nas instruções, pode causar doenças ou síndromes. Às vezes são leves, às vezes moderadas e às vezes severas, dependendo do caso.

A genética tem vários ramos, tais como a genética clássica, genética de desenvolvimento, genética molecular, entre outros.

Descubra mais sobre o mundo interessante desta disciplina dando uma olhada nos nossos mais de 45 livros sobre genética em formato PDF, disponíveis agora para descarregar.

Livros sobre Genética Médica

O organismo contém milhares de genes distribuídos de forma única com o objetivo de instruir o funcionamento das células, sendo esta uma ação determinante das características físicas, comportamentos, gostos, entre outros aspectos, que o indivíduo adquire através da herança biológica.

Do mesmo modo, também são transmitidas doenças, patologias, malformações e diferentes afetos. Portanto, é importante obter conhecimento sobre estes quadros clínicos, a partir do cuidado, diagnóstico e prognóstico. Neste sentido, é recomendável consultar livros sobre genética médica.

O conteúdo destes textos se aprofunda neste ramo da medicina que estuda o tratamento de doenças hereditárias, abrangendo desde a concepção do homem até sua morte. Esta ciência é muito diversificada e está subdividida em diversas áreas: clínica, bioquímica, molecular e citogenética.

Genética do câncer

Aline Rodrigues Amorim

Rede de Referenciação Hospitalar de Genética Médica

Administração Central do Sistema de Saúde, IP

Manual de Genética Médica

Fernando J. Regateiro

Amiotrofia Espinhal: Diagnóstico e Aconselhamento Genético (Artigo)

Sociedade Brasileira de Genética Médica Academia Brasileira de Neurologia

O que é síndrome de Down?

Chahira Kozma

Aspectos genéticos da Síndrome Down (Artigo)

Gabriel;Adriene Crepaldi, Cruz; Eliana Maria e Garcia; Maria Carolina

Livros sobre Genética Forense

A amplitude da ciência que estuda a transmissão da herança biológica através do DNA por meio de gerações, é inestimável, pois domina uma quantidade de aspectos próprios de cada indivíduo, como por exemplo: a estatura, a contextura, a cor dos olhos e dos cabelos, entre outros.

Graças a ela, também é possível obter qualquer tipo de informação, como a que resulta do exame de um corpo sem vida ou da análise de resíduos de uma pessoa abusada sexualmente, seja para confirmar uma identificação, paternidade ou qualquer objeto de enigma de uma investigação criminal.

Os livros de genética forense, apresentam uma explicação desta disciplina que se baseia na investigação da identidade humana através de amostras de fluidos biológicos, restos anatômicos, dentes e vários métodos detalhados nestes textos.

Princípios de genética forense

Corte-Real, Francisco e Vieira, Duarte Nuno

DNA e prova penal

Rogério Mansur Guedes

DNA Forense

Luciana Cresta Dolinsky, Lissiane Miranda Campelo Veras Pereira

Estudo das aplicações forenses do DNA na obtenção da identificação humana

Samantha Kalil de Araujo

História da Genética Forense

Claudemir Rodrigues Dias Filho, Meiga Aurea Mendes Menezes e Pablo Abdon da Costa Francez

Livros sobre Genética Humana

Dentro dos membros de uma família é possível distinguir à primeira vista a semelhança de características físicas e anatômicas entre eles, como por exemplo, quando o filho tem a figura do seu corpo igual à do pai ou se os olhos da filha são idênticos aos da mãe.

Há uma explicação para isto, e é devido aos genes que cada um tem no organismo, que são agrupados numa ordem particular ao longo de um cromossomo para determinar o aparecimento de características hereditárias nas pessoas.

Esta informação se encontra expandida nos livros de genética humana, onde se descrevem esta ciência cujo estudo se baseia em determinar por que características, atitudes, doenças e comportamentos aparecem nos indivíduos.

Genética para EJA

Frederico dos Santos Novaes e Dr. Fernando Costa Amaral

A genética humana no livro didáctico de biologia

Grasiela de Luca Casagrande

Introdução a Genética Humana (Artigo)

Aprendizado Inteligente

Conceitos de genética e hereditariedade aplicados à compreensão das reabsorções dentárias durante a movimentação ortodôntica

Alberto Consolaro, Renata Bianco Consolaro e Maria Fernanda Martins-Ortiz

A grande árvore genealógica humana

Fabrício R. Santos

Livros sobre Genética Molecular

O gene é uma unidade que codifica a informação da herança, em outras palavras, é o determinante de o ser humano se parecer com seu pai ou sua mãe. Este segmento é composto de moléculas que armazenam dados biológicos e decidem sua transmissão geracional.

O detalhe desta informação é ampliado nos livros de genética molecular, onde é apresentada uma explicação completa desta ciência que estuda a estrutura molecular (como mencionado acima), a função e replicação de cada partícula, assim como a finalidade do DNA e do RNA dentro do organismo.

Originada da combinação do seu método com o da biologia, esta disciplina ajuda a entender a origem das mutações pontuais que produzem doenças e por que características específicas são herdadas.

Técnicas básicas de biologia molecular

Sandra Regina Ceccato Antonini, Silvana Perissatto Meneghin e Alfredo Seiiti Urashima

Genética e biologia molecular para o ensino médio e fundamental

Cristina Maia e Denise Lannes

Técnicas e análises de biologia molecular

Juliana Schmitt de Nonohay e Diego Hepp

O estudo de genética molecular dentro de uma prática social e o ensino de Biologia.

Kely Severo Josefi

Livros sobre Genética Agrícola

Se em humanos e animais ocorre um processo de transmissão de genes, o que acontece entre as plantas? Dentro deste reino, estas partículas são manipuladas para germinar protótipos com características melhoradas, o que representa um ponto a favor dos agricultores.

Através deste procedimento é possível obter exemplares de qualidade superior em termos de tamanho, forma, cor, duração de vida, resistência climática, entre outros, dando como resultado uma produção efetiva e a garantia de segurança alimentar.

A ser introduzido na literatura dos livros de genética agrícola, servirá de apoio a qualquer leitor, principalmente aos trabalhadores do campo, para compreender a ciência que estuda este processo de cruzamento entre plantas com o objetivo de obter as colheitas desejadas.

Genética, biotecnologia e agricultura

Albano Beja-Pereira e Nuno Ferrand de Almeida

Como o DNA muda a face da agricultura e enriquece os alimentos (Artigo)

ChileBIO

Introdução à biotecnologia

Alessandra Nejar Bruno, Ângelo Cássio Magalhães Horn e Sharon Schilling Landgraf

Livros de Genética Avícola

Na avicultura, a transmissão de genes é manipulada com o objetivo de obter cruzamentos melhorados, resultando em espécies puras e saudáveis, assim como uma produção de qualidade superior que beneficia economicamente este setor.

Como nos seres humanos, este processo é determinado pela herança biológica, onde são praticados experimentos com animais da mesma geração e linhagem a fim de favorecer suas qualidades e características, como no caso de frangos de carne e galinhas poedeiras.

Para conhecer todas as ferramentas, técnicas e métodos que são aplicados nesta ciência encarregada de estudar a composição molecular destes segmentos em aves, é ideal consultar os livros de genética avícola, cuja literatura será um guia útil para avicultores.

Sexagem molecular em aves silvestres (Artigo)

J.N. Vieira, E.G.A. Coelho e D.A.A. Oliveira

Melhoramento genético de frangos de corte

Julyana Machado da Silva Martins, Fernanda Heloisa Lit e Henrique Castilhano

A genética de frangos e suínos

Victor Gomes de Moraes e Luciana Capanema

Livros sobre Genética Bovina

A transmissão de genes no gado é um fator determinante para melhorar a produção destas espécies, pois estrategicamente são estudadas as características biológicas de cada animal, e a partir deste resultado é definido com que cruzamento será realizado para obter descendência poderosa.

Todas as informações correspondentes à transmissão de traços, características e qualidades no setor pecuário podem ser encontradas nos livros de genética bovina, criados para orientar os produtores na obtenção de animais geneticamente superiores.

Através destes textos, o leitor terá acesso a técnicas e estratégias que devem ser colocadas em prática para obter bezerros de engorda, novilhas férteis, entre outras que contribuirão para aumentar o benefício econômico de sua atividade.

Produção e manejo de bovinos de corte

Suzana Pereira de Melo, Zulema Netto Figueiredo e Taniele Carvalho de Oliveira

Melhoramento genético de gado de leite

Nilson Milagres Teixeira

Caracterização genética de vacas leiteras por meio de marcadores moleculares e suas implicações e quelidade do leite

Miguel Angello da Silva Fernandes Campos

Livros sobre Genética Clínica

Em algumas ocasiões, a sequência do DNA de um único gene sofre alterações involuntárias que dão origem a distúrbios no indivíduo, que podem ser transmitidos biologicamente entre famílias, através das gerações, podendo se manifestar no futuro.

Quando estes tipos de condições médicas ocorrem, o cuidado que os pacientes recebem é fornecido por médicos especializados na área que estuda estes tipos de doenças, que são descritos em livros sobre genética clínica.

O conteúdo desses textos inclui todas as informações relacionadas ao diagnóstico, tratamento e cuidados que as pessoas com essas condições devem receber, assim como os passos a seguir para evitar o aparecimento dessas condições.

O DNA das doençás hereditárias

Paulo Cesar Naoum

Terapia gênica e suas aplicações no tratamento de doenças

Julio Cesar Castro de Paiva

Como as doenças genéticas são transmitidos (Apresentação) (Artigo)

Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco

Avaliação Genético-Clínica do Recém-Nascido (Artigo)

Brunoni D, Martins AM e Cavalcanti DP

O processo de Aconselhamento Genético (Artigo)

Eny Maria Goloni Bertollo; Rodrigo Castro e Mariangela Torreglosa Ruiz Cintra

Aqui termina nossa seleção de livros de Genética gratuitos em formato PDF. Esperamos que tenha gostado e já tenha seu próximo livro!

Quer mais livros de Biologia em formato PDF?